Estação Ferroviária de Juazeiro-BA


Percebe-se que os monumentos e patrimônios da cidade de Juazeiro Bahia, têm sua história negada, por este motivo foi proposto pelo professor de ensino da história da UNEB, a realização de uma pesquisa de campo, com o objetivo de reunir informações para resgatar um passado que constituiu a historia de Juazeiro-BA.


Dentro deste contexto, pesquisamos fatos e relatos sobre a estação ferroviária de Juazeiro, as intencionalidades em torno deste local e sua importância para a cidade no ponto de vista econômico e social. Visto que a estação se encontra em uma realidade de grande abandono e negligência pelo poder público da cidade e também de seus moradores.

No final do século XIX as estradas de ferro chegaram à região do vale do são Francisco, época de grande crescimento econômico e social por ligar a cidade de Juazeiro; divisa do estado da Bahia e Pernambuco; a Alagoinhas no Recôncavo Baiano no percurso de 392 km. Desde Juazeiro a linha férrea passa pelos municípios de Jaguarari, Senhor do Bonfim, Itiúba, Queimadas, Santa Luz, Serrinha e chega ao seu final em Alagoinhas. 
A estação ferroviária do são Francisco ficava localizada na cidade de Juazeiro velho, sua inauguração foi em 1896 e foi desativada no final da década de 60, segundo relatos de um morador foi demolida para ampliação da BR 407 que deva acesso para a Ponte Presidente Dutra. Inicialmente localizada na orla, tinha inspiração nos monumentos Europeus, era um espaço de grande beleza e lugar preferido dos turistas e dos moradores da cidade, pois além do embarque e desembarque de produtos para serem comercializados foi também transporte para pessoas, uma vez que ainda não havia o transporte rodoviário na região. Após a demolição ficaram ativas a ferroviária Teodoro Sampaio a 3km antes do bairro Piranga e em seguida foi construída a estação juazeiro nova, com modelo moderno, localizada no Juazeiro novo, onde hoje é o bairro João XXIII.


Atualmente ambas encontram-se desativadas, em abandono e ruínas, pichadas, pouco frequentadas por falta de segurança no local e a parte interna é um espaço sujo, com dejetos humanos. Neste ano de 2016 a prefeitura de Juazeiro começou uma construção ao lado dá estação Teodoro Sampaio. Mas a construção se encontra sem andamento. Dentro dos objetivos alcançados e resultados obtidos a história dá estação de Juazeiro trata-se de mais um patrimônio histórico que precisar ser revitalizada e ter como proposta não somente as informações de sua história, mas a importância que foi para Juazeiro fazendo dele um lugar de memória de valores e pertencimento.

Por: Eliana Sena
        Eliana Souza
        Larissa Gonçalves

Base de informações para construção do relato:
https://www.youtube.com/watch?v=7uaACObw7uM
https://www.youtube.com/watch?v=dR1CDD5XoSg
http://www.estacoesferroviarias.com.br/ba_paulistana/juazeiro.htm
http://www.acervojuazeirocronicas.blogesport.com.br.
Share on Google Plus

Sobre Pedagogos em Ação

Este trabalho é de responsabilidade do Grupo de Pedagogia da UNEB, Campus III - Juazeiro-BA, ingressos em 2014, objetivando contribuir na divulgação dos marcos históricos da Cidade de Juazeiro-BA.

0 comentários:

Postar um comentário