Biografia - Aprígio Duarte Filho - Sua vida e sua obra
BIOGRAFIA (APRIGIO DUARTE FILHO-SUA VIDA E SUA OBRA)
WALTER CASTRO DOURADO
A obra conta a história de Aprígio Duarte Filho, seu decurso desde simples líder comunitário, intendente até prefeito, revela suas batalhas, vitorias e percas.
A obra produz praticamente um dossiê da vida de "Apriginho" como era chamado pelas pessoas, de autoria Walter Castro Dourado, encontrada na biblioteca municipal de Juazeiro BA. O livro fala a respeito de toda sua família, casamentos de todos os filhos e netos, sua passeata pelo nordeste até a chegada em juazeiro quando se elegeu prefeito e construiu muitas coisas na cidade com ajuda de vários outros coronéis o teatro Santana, algumas obras na praça imaculada conceição, muitas ruas como a da "Apolo" rua Evangelista " da 28".
Fundadas como Sociedades Filarmônicas, a 28 DE SETEMBRO e a APOLO JUAZEIRENSE logo se tornaram, também, os dois grandes clubes de nossa terra, em torno dos quais girava a atividade social da população Juazeirenses. A primeira delas, fundada a 28 de setembro de 1897, teve como seu primeiro presidente o médico conterrâneo, Dr. Antônio Rodrigues da Cunha Melo, e a segunda fundada a 29 de julho e instalada a 8 de setembro de 1901, teve a dirigi-Ia, como primeiro presidente efetivo, o Cel. Jesuíno Inácio da Silva, comerciante, Juazeirenses, de destacada projeção no nosso meio social. Desde então, vêm estes clubes prestando à cidade uma colaboração altamente significativa ao seu desenvolvimento, de vez que são os dois centros de onde se irradia, e em torno dos quais se intensifica a vida social de Juazeiro, ao ponto de ser esta considerada a Princesa do São Francisco, e merecer, com desvanecimento, os elogios dos habitantes de todas as cidades que se formaram ao longo desse rio, muitos dos quais vêm passear em Juazeiro, e aí se demoram, com prazer idêntico ao que experimentam outros ao visitar a capital do Estado. Possui cada uma delas confortável sede, condizente com o grau de desenvolvimento da cidade. Para se ter ideia do que são esses clubes e o que representam eles na vida social de Juazeiro é oportuno dizermos que oferecem uma testa mensal obrigatória aos seus associados, além de outras que, esporadicamente, levam a efeito, reinando em todas elas animação que em nada fica a dever àquelas realizadas pelos clubes da capital do Estado, a elas comparecendo o escól da sociedade local. Durante longo tempo houve entre os dois clubes grande rivalidade, com sérios atritos entre as respectivas bandas de música, ocorridos a 01 de novembro de 1907, a 6 de setembro de 1916 e a 27 de abril de 1918.
No ano de 1957 surge a campanha de colocar o busto em bronze de Aprígio Duarte, no local existia o antigo teatro Santana ideia que foi aceita pelo atual prefeito daquela época José Padilha de Souza. Logo no ano seguinte 1958 a praça é inaugurada com seu nome , sendo apelidada praça do jacaré e que antes era encontrada a estatua do SÃO TIAGO MAIOR que foi retirada para outra praça em frente ao rio SÃO FRANCISCO.
E assim é continuado as paginas da biografia até o fim de sua vida e o mandato de vários outros prefeitos, mais detalhes podem ser observados/visualizados através da própria obra na biblioteca da cidade de Juazeiro BA.
discente:Herbet Weyder Souza Santos
5°semestre noturno UNEB DCIII
REFERENCIAS:
www.google.com.br
https://pt.wikipedia.org/wiki/Juazeiro_(Bahia)
Isso nao servio pra nada eu pesquisei a biografia nao as praças com esse nome
ResponderExcluirTambém estou na mesma situação. Precisando saber da história do coronel Aprígio Duarte filho e o blog vem falar do livro e do clube da apolo e da 28 de setembro.
ResponderExcluirE eu pesquiso e nao aparece nada que eu quero
ExcluirPovo e historiadores incompetentes , mas é isso mesmo, quem não tem berço paga o preço do esquecimento de seus patronos.
ResponderExcluirSou tataraneto de Aprígio Duarte e também n consigo saber muita coisa
ResponderExcluir