Praça Imaculada Conceição



A Praça Imaculada Conceição antes chamada de Praça Desembargador Monteiro durante as décadas de 1920/1930 e hoje mais popularmente conhecida como Praça da Bandeira, está localizada em frente à Catedral de Nossa Senhora das Grotas no centro de Juazeiro. Leva esse nome por ter exposta a imagem da Imaculada Conceição produzida em aço e colocada em colunas de mármore pelo padre holandês Theofanio Stallaerte, em 1954, foi exposta na praça no dia 9 de dezembro do mesmo ano pelo candidato a Prefeito, Sr. José Padilha de Souza. Era o Prefeito, na época. Dr. Edson Ribeiro.

Com o passar dos anos diversas modificações aconteceram, como a junção das praças Imaculada Conceição com a Praça da Bandeira, a retirada de um jardim e uma pequena ponte.
 Hoje a imagem da Imaculada está em um espaço onde deveria funcionar uma fonte luminosa, mas que há algum tempo está desativada. Seu estado de conservação também vem sendo afetado com papeis de propaganda pregado na coluna em que a imagem está, bem como a falta de manutenção e funcionamento da fonte.

A praça tem um espaço bastante amplo e grandes árvores com mais de 60 anos, chamadas de oitizeiros (Licania tomentosa) que pertencem a família Chrysobalanaceae e podem atingir altura entre 8 a 15 metros. A população utiliza de suas sombras para se abrigarem do sol, porém em entrevistas com moradores, funcionários de empresas próximas da praça e outras pessoas da  população muitas afirmaram que ficam receosas com a presença de pessoas que fazem uso de drogas no local e por ser muito utilizada como abrigo por diversos moradores de rua que muitas vezes desrespeitam o espaço do outro. Há ainda a preocupação de muitos em relação ao uso e desperdício de água na praça para a lavagem de carros, onde os usuários não fazem o devido pagamento da mesma.

Por: Laísa Monique dos Santos Ferreira


Fotos: Fotógrafo desconhecido

Share on Google Plus

Sobre Pedagogos em Ação

Este trabalho é de responsabilidade do Grupo de Pedagogia da UNEB, Campus III - Juazeiro-BA, ingressos em 2014, objetivando contribuir na divulgação dos marcos históricos da Cidade de Juazeiro-BA.

0 comentários:

Postar um comentário