Catedral Santuário Nossa Senhora das Grotas

A evangelização na região de Juazeiro iniciou em 1706 com a chegada dos Capuchinhos Franciscanos com a “Missão da Passagem de Juazeiro” que era de aldear os Índios Tamaquins, também chamados Tanaquéus, e os Maçacarás.
Ainda em 1706, um índio vaqueiro à procura da tresmalhada, encontrou nas grotas do Rio São Francisco a imagem de uma Santa, entregou-a aos franciscanos que disse ser a imagem de Nossa Senhora e pelo fato de ter sido encontrada em uma grota, foi batizada com o título de Nossa Senhora das Grotas.

Antiga igreja barroca Nossa Senhora da Grotas .
Fotógrafo desconhecido  

Em 1710 foi construída a primeira capela na Rua 15 de Novembro chamada de entrada do horto. A Paróquia Nossa Senhora das Grotas, foi fundada em 26 de março de 1840 em estilo barroco, depois demolida para construção da atual catedral.



Catedral Santuário Nossa Senhora das Grotas após reforma.








Após passar por ampla reforma com implantação de uma grade de proteção, novas portas, bancos, pintura, capela do Santíssimo, sala para confissões, polimento do piso e uma nova iluminação interna e externa, no dia 21 de junho de 2014 a Catedral da Diocese de Juazeiro – dedicada a Nossa Senhora das Grotas, foi elevada à Santuário. A placa foi descerrada pelo bispo da Diocese – Dom José Geraldo da Cruz.

Por: Laísa Monique dos Santos Ferreira
Share on Google Plus

Sobre Pedagogos em Ação

Este trabalho é de responsabilidade do Grupo de Pedagogia da UNEB, Campus III - Juazeiro-BA, ingressos em 2014, objetivando contribuir na divulgação dos marcos históricos da Cidade de Juazeiro-BA.

0 comentários:

Postar um comentário